Categorias
EMPRÉSTIMO

Empréstimo CadÚnico: conheça o programa e quais as regras para participar

Para muitos microempreendedores individuais (MEI), especialmente aqueles que estão começando ou enfrentam dificuldades financeiras, o acesso a um empréstimo pode ser um desafio.

Entretanto, o governo federal está para lançar, nos próximos dias, uma linha de crédito que permitirá que empreendedores que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) tenham acesso a empréstimo de forma mais fácil e com condições especiais.

O dinheiro será liberado pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

Estimativas do governo federal apontam que existem aproximadamente 4,6 milhões pessoas que fazem parte do CadÚnico e estão inscritas como microempreendedor individual (MEI). No total, deverão ser disponibilizados cerca de R$ 6 bilhões em empréstimos.

A previsão é de que o dinheiro emprestado por meio do programa não possa ser utilizado para contas de consumo, somente em investimentos no negócio, como capital de giro e compra de equipamentos ou materiais.

O programa foi formulado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), junto do Ministério da Fazenda, do Empreendedorismo e a Casa Civil.

O que é Cadastro Único?

O Cadastro Único é um instrumento do governo brasileiro que tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no país. Ele é utilizado como critério de seleção para programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida, entre outros. O CadÚnico reúne informações sobre a composição familiar, a renda, a escolaridade, entre outros dados relevantes.

Regras para se inscrever no CadÚnico

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; 
  • Famílias com renda superior que recebam ou queiram receber algum benefício que utilize a base do Cadastro Único.
Para receber mais notícias sobre finanças, benefícios sociais e empregos siga nossa página no Google News e entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram