Categorias
EMPRÉSTIMO

Empréstimo Consignado: veja como funciona e onde solicitar o crédito

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito destinada aos aposentados, pensionistas e servidores públicos, e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas. Nessa modalidade, as condições de parcelamento são diferenciadas, pois as parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente de folha de pagamento ou benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Recentemente, o empréstimo consignado começou a ser liberado também para participantes de programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Este tipo de crédito gera menos risco de inadimplência aos bancos, que, por sua vez, podem oferecer juros mais baixos, aprovação mais fácil e condições mais atrativas.

O valor disponibilizado e a quantidade de parcelas dependem de uma análise de crédito que considera o score de crédito e o perfil financeiro de quem solicita. O limite para o empréstimo consignado é de até 35% da renda mensal (sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para o cartão consignado).

Funcionários públicos podem pagar em até 90 meses, beneficiários do INSS podem pagar em até 72 meses e funcionários de empresas privadas têm prazo de até 60 meses.

Como solicitar crédito consignado

Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado e possui uma das menores taxas do mercado, com juros prefixados de 0,85% a 2,99%, e o dinheiro é liberado logo após aprovação. O empréstimo do Banco do Brasil pode ser solicitado pelo próprio aplicativo da conta e pago em até 96 parcelas.

Outros bancos que também oferecem crédito consignado são o Banco BMGCreditasItaúBanco InterBradescoCrefisa e Caixa Econômica Federal.

Para contratar, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; e comprovante de renda.

Quer receber mais notícias sobre empréstimo, cartão de crédito e finanças em geral? Curta nossos perfis no InstagramFacebookGoogle News e entre em nosso Grupo no WhatsApp.